Área do Cliente
SIGA-NOS
Formulário de Contato

12996334556

Doméstica

Capacitação do trabalhador doméstico: vale a pena investir?

Publicado no dia: 10/07/2023
Capacitação do trabalhador doméstico: vale a pena investir?
Uma parte bastante importante do relacionamento entre empregador e empregada doméstica é a comunicação que precisa existir entre as partes. O feedback dos serviços podem ser feitos sempre que houver necessidade, para alinhar o que cada um espera dessa relação.

Isso porque o trabalho doméstico demanda uma série de expectativas. Por exemplo em relação a tempo, métodos de execução e detalhes nos acabamentos que fazem a diferença no todo. 

Nesse sentido, ao pensar na capacitação da funcionária, o empregador está, também, valorizando seu próprio espaço. Para entender melhor como e porque investir na doméstica, continue rolando e tela!

O que é a capacitação do trabalho doméstico?

Capacitação são treinamentos e cursos voltados para desenvolver e/ou aperfeiçoar conhecimentos e atividades voltadas para os serviços prestados no ambiente de trabalho. Eles podem ser tanto técnicos quanto profissionais.

Dessa forma, o empregador investe no profissional doméstico que já presta serviços para ele. Alguns exemplos são cursos sobre como economizar água ou métodos de limpeza mais rápidos e efetivos que podem ser utilizados na residência.

Quando o assunto são cuidadores de idosos ou babás, também existem casos específicos em que uma qualificação vai ajudar muito na rotina. Por exemplo, a babá de uma criança que acabou de descobrir estar dentro do espectro autista pode precisar de um curso para proporcionar mais conforto e atenção para a criança. O mesmo vale para um cuidador em que o idoso passou a demandar por mais cuidados. 
 
Capacitação de trabalhador doméstico

Por que investir na capacitação da doméstica?

Sabemos que nem sempre é fácil encontrar uma boa profissional, que seja de confiança e que compartilhe o perfil que o empregador deseja. Assim, vale muito a pena capacitar aquela funcionária que já está acostumada com a casa e a rotina, melhorando as relações trabalhistas e os processos de trabalho.

Existem técnicas diversas de limpeza que podem agilizar os processos no dia a dia, o que, além de aumentar a produtividade, ainda fortalece o vínculo entre empregador e empregado.

Isso porque o trabalhador se sente valorizado e busca recompensar, através do seu serviço, o investimento que foi feito nele. E, mais do que isso, aprende que há diversas formas de fazer o seu trabalho, colocando tudo isso em prática de modo assertivo e aumentando a qualidade da entrega.

Além desses pontos, os riscos de acidentes diminuem, pois o funcionário pode ter treinamentos relacionados a equipamentos de segurança e formas mais eficientes de se proteger.

Como escolher a capacitação ideal

O primeiro passo é, sem dúvidas, conversar com a empregada doméstica sobre a possibilidade de capacitação. Nesse momento, o empregador deve expor o que espera do trabalho dela e a sua visão sobre os serviços prestados até então.

Pode ser bem interessante ouvir o que a funcionária espera do curso e quais são as áreas em que acha que pode melhorar. Assim, vocês podem juntos, ou por meio de uma demanda previamente identificada, traçar um plano que seja benéfico para ambas as partes.

As opções são bastante variadas e há grandes chances de encontrar aquela fundamental para cada caso.

Gestão do trabalhador doméstico

Os cursos e treinamentos de capacitação oferecidos ao empregado doméstico não precisam entrar nos lançamentos do e-Social, contudo, existem uma série de elementos que fazem parte das atribuições mensais do empregador.

Folha de ponto, tributos obrigatórios, cálculos de horas extras e férias da doméstica são assuntos que podem até parecer simples, mas que exigem bastante cuidado para que todas as informações batam corretamente.

É fácil cair em cálculos errados ou esquecer de pagar a guia DAE em algum mês devido à correria do dia a dia. Pensando no seu conforto, elaboramos nossos planos aqui na Conexão Doméstica com o essencial para que você não tenha mais preocupações.

Clique aqui e saiba mais.
 
« Voltar